terça-feira, 26 de agosto de 2008

Blogmania

Reflexão
“O mestre que não sabe se deixar ultrapassar por um aluno é um mestre ruim.”
Elsner
A aula de hoje complementou a aula iniciada na semana passada de confecção dos blogs. Todos nós tivemos que postar os textos referentes as aulas 1 e 2. Nos foi dada também uma atividade de reflexão: "Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?"
Atualmente se fala muito sobre a informática na escola, mas há pouco consenso entre os diversos autores e educadores sobre o valor do uso dessa tecnologia em relação aos ganhos que ela pode trazer aos nossos alunos. Ainda se acredita que a computação irá criar uma revolução na educação, o que não está acontecendo, como podemos constatar facilmente. As chances de mudar apenas por possuir computadores nas escolas são muito pequenas. O que está em foco, e precisa ser entendido, é a utilização que vai ser dada à máquina. Em um bom número de escolas o aprendizado de português, matemática, ou de qualquer outro componente curricular, que é seu objetivo primordial, fica quase que esquecido pelo uso de programas, que por serem divertidos, entusiasmam os alunos, enquanto na realidade, estão apenas aprendendo a manipular o computador. O marketing realizado em torno do ensino utilizando computadores tem criado expectativas que muitas vezes desvirtuam o projeto pedagógico da escola, quando esta passa a querer atender a pais que desejam que os filhos sejam profissionalizados em computação, por meio da escola. Nesse sentido a informática quando adotada nas escolas deve se integrar ao currículo, não como uma disciplina, mas como uma ferramenta, inclusive, multidisciplinar, constituindo-se em alguma coisa a mais que o professor pode contar para bem realizar o seu trabalho; desenvolvendo atividades que levem a uma reflexão sobre qual a melhor forma de empregar seus recursos, analisando as características de cada disciplina; realizando a imprescindível interação entre as diversas disciplinas e os recursos da informática. Quando utilizada desta maneira na escola, ou seja, a informática a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades, surgidos no contexto da sala de aula. Em decorrência dessas situações em que os alunos possam contar com a interatividade e a programabilidade possibilitada pelo computador. Assim sendo, nossa preocupação fundamental é com o desenvolvimento de valores, com a concepção que temos das finalidades da educação e da convicção de que necessitamos formar um indivíduo com a inteligência desenvolvida, com cultura, flexível, crítico e criativo. A informática pode fazer parte desse universo, mas não pode ser encarada como um objetivo por si própria.

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